quarta-feira, 15 de junho de 2011

Maria Alérgica dá seu recado!

Boa noite, pessoal!

Ainda sobre aquela questão do bebê que está correndo o risco de perder dois dedinhos do pé por conta de uma reação alérgica.Segue o link com nossa participação em uma matéria sobre o assunto. Sinceramente, precisamos nos organizar! Algum (a) alérgico (a) de plantão tem interesse em fundar uma associação de âmbito local ou mesmo nacional?
Quem tiver, manifeste o interesse!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

De volta e muito triste!

Andei às voltas com os tratamentos e também dando um gelo nos problemas de alérgica para tocar a vida (assim mesmo).No entanto, hoje, um telefone de uma amiga me trouxe de volta ao blog da Maria Alérgica.

O caso é o seguinte: um bebê de 1 ano e meio está internado num hospital público em Alagoas, correndo o risco de perder os dedinhos do pé esquerdo, por conta de uma suposta reação alérgica.

A mãe, moradora do município de Coqueiro Seco (bem perto de Maceió), levou o filho ao posto de saúde para tratar de uma gripe (+ cansaço). Segundo notícias da imprensa local, aplicaram medicação à base de penicilina e veio, então, a reação alérgica.

Essa notícia me fez lembrar de meu priminho Alan, que se foi, prematuramente, também bebê (um ano), após a aplicação de uma injeção de Dipirona. Fato também ocorrido, há alguns anos, em um posto de saúde, mas fora de Alagoas.

É claro que isso não acontece só na rede pública, mas é no SUS que esse tipo de problema se torna mais grave. Os usuários do SUS, com raras exceções, não andam com listinhas do que podem ou não podem tomar. Não se consultam, com frequencia com especialistas (no caso em questão, com alergologistas) para saber o que tomar, quando tomar e quais os efeitos colaterais etc, etc. Aliás, poucas vezes conseguem finalizar um tratamento, quando conseguem iniciá-lo.

Ter alergia, nesse contexto, é carregar consigo uma sentença de morte, que pode ser cumprida a qualquer momento.

Perdoem o desabafo, mas, realmente, não dá para deixar de chamar a atenção para esse caso.

Mais detalhes no link a seguir
http://tudonahora.uol.com.br/noticia/interior/2011/06/08/143759/crianca-internada-no-hge-corre-risco-de-amputacao-dos-dedos-do-pe