segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Impacto global da alergia


Querido Diário,

Perambulando pelos sites e blogs, encontrei um relatório super interessante para os alérgicos e não alérgicos do planeta. Seguem algumas considerações sobre a relação entre as doenças alérgicas e a saúde da população mundial, postadas por Bia Acerbi, no link Organização Mundial de Alergia destaca o impacto global da alergia

Nos últimos 20-30 anos, a prevalência das doenças alérgicas aumentou substancialmente - uma tendência sem nenhum indicador de fraqueza. Estima-se que 400 milhões de pessoas em todo o mundo tenham rinite alérgica e 300 milhões de pessoas em todo o mundo tenham asma, com um custo econômico estimado maior do que o da tuberculose e o do HIV/AIDS juntos.

Um dos resultados mais alarmantes do relatório é que enquanto a incidência da alergia e doenças afins tem aumentado substancialmente, o número de profissionais de saúde treinados no diagnóstico e tratamento de alergias diminuiu, deixando muitos pacientes sem diagnóstico e sem tratamento. O Relatório do Estado da Alergia no Mundo (State of World Allergy Report) é o primeiro, mas um passo fundamental para a abordagem desta situação".

Segundo o professor G. Walter Canonica, presidente da WAO:

Este primeiro Relatório do Estado da Alergia no Mundo apresenta um retrato preocupante do aumento da prevalência de todos os tipos de doenças alérgicas, como asma, alergia alimentar, anafilaxia e rinoconjuntivite. No entanto, os recursos de saúde não estão aumentando proporcionalmente; existe uma necessidade premente de melhoria do acesso aos medicamentos aprovados de alergia em todo o mundo. A WAO está na dianteira da análise, abordagem e resposta a estes desafios. Alguns pontos do relatório:

1. Alergia é o maior problema do século XXI - e deve piorar com o decorrer do século;

2. Devido à mudança climática mundial, ao maior padrão de higiene e à industrialização das nações em desenvolvimento, a alergia está se tornando maisprevalente, mais complexa e mais agressiva, com pacientes sofrendo de várias desordens alérgicas que não estão mais limitadas às estações climáticas ou localizações específicas que possam ser causadas por uma ampla gama de substâncias naturais e sintéticas que não existiam no nosso meio ambiente há 20 anos atrás;

3. As mudanças do meio ambiente afetam substancialmente a qualidade da vida e a produtividade do trabalho do paciente;4. As doenças alérgicas são uma das mais freqüentes razões dos pacientes procurarem cuidados médicos.

O Relatório completo está disponível:http://www.waojournal.org
Postado por Bia Acerbi

Um comentário: