quinta-feira, 24 de junho de 2010

Spray e alergias: vejam o alerta!


O Centro de Investigação em Epidemiologia Ambiental (CREAL) de Barcelona, liderado por Jan-Paul Zock, apresentou os resultados de uma série de estudos sobre os riscos emergentes na alergia ocupacional. Foi o que li lá no Blog da Alergia.
Enfim, uma instituição levantou a voz para essa questão (óbvia para nós alérgicos)! Que bom! Segue o texto completo e o link do blog.


Sprays de limpeza podem provocar crises de asma e rinite


Há evidências crescentes de que a exposição a alguns produtos de limpeza podem causar problemas respiratórios e piorar a asma, mas pode ser prevenida.


O Centro de Investigação em Epidemiologia Ambiental (CREAL) de Barcelona, liderado pelo Dr. Jan-Paul Zock, apresentou os resultados de uma série de estudos sobre os riscos emergentes na alergia ocupacional.


Profissionais de limpeza e os trabalhadores de saúde realizando a limpeza e desinfecção, eram mais vulneráveis à asma. No entanto, não está claro que os mecanismos subjacentes das doenças que causam estes efeitos no sistema respiratório. Dr. Zock, disse que novos estudos começaram a caracterizar a asma relacionada com a limpeza por meio de marcadores clínicos e funcionais e biológicas.


«O número de pessoas em risco é grande. Não só aqueles relacionados aos trabalhos de limpeza estão em risco, mas também devemos considerar o uso universal de produtos de limpeza doméstica. "


Uma série de estudos têm mostrado uma taxa mais elevada de asma entre os trabalhadores de limpeza, donas de casa e enfermeiros. Muitos agentes de limpeza são irritantes respiratórios. A inalação de exposição ao cloro, amônia, amaciador ou outros ácidos, solventes e removedores de manchas mais de uma vez por semana foi associado com aumento de 20% na asma ou chiado. A exposição é determinada pela freqüência e duração do uso, a concentração de ingrediente ativo e ventilação da sala.

http://blogdalergia.blogspot.com/

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Hoje é Dia Nacional de Controle da Asma!

Todo dia deveria ser 21 de Junho, não acham?
Hoje, também começa, oficilamente, o inverno e o tempo, geralmente, fecha para os alérgicos.

Segue um link que traz cuidados básicos para enfrentar o tempo, sem maiores problemas.

http://www.sosalergia.com.br/dicas_de_saude/ler/8.html

terça-feira, 8 de junho de 2010

Cão "antialérgico", adquira, já, o seu!

Gente, olha a história que uma mãe alérgica me contou e, por questão pessoal, pediu para eu não falar o nome. Ok, a constituição garante o anonimato kkkksss

Bom, a filha da pessoa anônima fez o seguinte comentário para ela, outro dia:

- Mainha (ABRO UM PARÊNTESE - no Nordeste,em algumas localidades, é mainha, painho, voinho e voinha) já reparou que todos os nossos vizinhos de andar têm cachorros?

- È mesmo? Já reparei. (Respondeu a mãe, quase que monossilabicamente). A menina, na verdade, sabia que ela já havia reparado, só tava introduzindo o diálogo para pedir um. E continuou.

- Por que a gente não entra em contato com sua médica para que ela dizer como escolher um cão antialérgico?

- Cão HIPOALERGÊNICO? Tá brincando? (Ela não estava e deu à mãe uma reportagem da Época, publicada em 2009).


Bom, curiosa com a história, naveguei e encontrei a matéria. Realmente, interessante. Danadinha a menina, de fato, ela utilizou argumentos poderosos. Se até o Barack Obama já comprou para a filha dele...

A propósito, quem ainda não leu a reportagem, que o faça, agora, e, se for de seu interesse, vá preparando os dólares para adquirir um cão "antialérgico". Deve ser o melho inimigo do espirro kkksss

Quais cachorros não provocam alergias?
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI68113-15201,00.html

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Tenho fé que a poeira do mundo vai acabar!

Depois de mais de 24 horas, literalmente, no “ar”, sendo doze para ir e doze para voltar (até rimou), estou de volta a Maceió. Deu tudo certo em Porto Velho. Participei do Congresso Brasileiro de Comunicação e Justiça, sem crises alérgicas fortes para me atrapalhar.

Quer dizer, só tomei remédio duas vezes e foi mais na linha neurótico-preventiva. Não que a prevenção seja algum tipo de neurose, mas, cá para nós, alérgico tem medo de ter alguma reação e esse medo, de vez em quando, é tão enorme que vira um “bicho-papão”;
Não, não senhora alergia, não venha me pegar...socorro...(Inevitavelmente, a gente acaba tomando remédio)

Minha mãe, que é uma pessoa muito de fé, disse que vou ficar curada. Ainda bem, ao menos, sei que reza de mãe não tem contraindicação. Fé de mãe também acaba incentivando a fé dos filhos. E, se alergia não tem cura (só controle), é melhor apostar no milagre da fé. Se a fé remove montanhas, porque não vai remover a poeira do mundo e nos livrar do atchim? Tenho fé!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Maria Alérgica no encontro de tuiteiros

Gente, consegui um hotel sem cheiro de "bom ar", sem mofo, enfim, um lugar bastante respirável. Tô aqui em Porto Velho (RO), participando de um evento interessante - Quarta edição do ETC (Encontro de Tuiteiros Culturais)- dentro do Congresso Brasileiro de Comunicação e Justiça (Conbrascom 2010).

Tô amando, depois eu conto!